Vida saudável com Fitoterapia: será possível?


Algumas definições

Planta medicinal:

         é uma planta que contem substâncias bio-activas. Devem ser usadas com cuidado uma vez que muitas destas plantas são tóxicas.
    Estas plantas são utilizadas pela medicina actual (fitoterapia) e são estudadas em laboratórios de empresas farmacêuticas a fim de produzir novos fármacos.

 

Substâncias Bioactivas (princípios activos):

    Por substância bio-activa entende-se substâncias não nutrientes que possuem acção metabólica ou fisiológica específica.

 

Infusão:

        Consiste em colocar a planta numa vasilha na qual se coloca água fervendo. deixa-se repousar por 15 ou 20 minutos. É a forma recomendada para as falhas, flores e talos. a infusão é necessária para que os príncipios activos não se percam, como pode ocorrer em muitos casos.

 

Maceração:

        Neste caso, a planta fica submersa na água, em temperatura normal, por determinado número de dias, segundo especificação de especialistas. Como alguns princípios activos são vulneráveis ao calor, este é um dos meios mais utilizados para que sejam melhor aproveitados.

 

Decocação:

        Esta forma de preparação é principalmente indicada para raízes, cascas e talos. alguns princípios activos são separados somente pelo uso da decocação, ao que a infusão de casca e a maceração não seriam suficientes para liberá-los. A decocação é o cozimento da planta, no tempo recomendado em cada caso. Quando determinadas folhas estão secas, em alguns casos, também se recomenda a decocação.