Vida saudável com Fitoterapia: será possível?


Terapias

O tratamento da pirose pode passar pela utilização de substâncias que diminuam a secreção de ácido clorídrico ou que neutralizem uma parcela do ácido clorídrico presente no suco gástrico ou que estabilizem a acidez na faixa de normalidade.

No entanto o tratamento não se restringe ao uso de fármacos ou outras substancias (ex.:plantas medicinais) é necessário que ocorram modificações nas condições e hábitos de vida não só a níveis alimentares como comportamentais (alcoolismos e tabagismo) e emocionais.


 

Medicamentos


        São recomendados medicamentos como sais de frutas e antiácidos.

Medicamentos de sal de frutas e outros semelhantes contém na sua fórmula antiácidos porém não são medicamentos específicos para essas situações, pois tem efeitos transitórios. Exemplo: Eno digestivo.

No caso dos antiácidos estes podem ser efervescentes ou não.

  • Antiácidos não efervescentes: agem neutralizando uma parcela do ácido clorídrico presente no suco gástrico, pois contêm substâncias alcalinas, já que as substâncias alcalinas neutralizam as ácidas;

  • Antiácidos efervescentes: agem estabilizando a acidez na faixa da normalidade (pH entre 1,8 e 2,0).

 

Os medicamentos recomendados são: Eno digestivo, Rennie, LAZA, Prelief, Omeprazol 20 mg, Bicarbonato de sódio, entre outros.

 

Plantas

 

As plantas medicinais permitem regular o nível de ácido (reduzindo-o e regulando-o), suavizar o esófago e proteger as mucosas afectadas.

As plantas medicinais recomendadas são: a Abóbora, a Acácia-bastarda, a Bodelha, a Cenoura, o Limão, a Mandioca, a Zaragatoa, a Camomila, a Lúcia – lima, a cidreira e a hortelã-pimenta.

No caso do limão, o seu ácido natural comporta-se como um “alcalinizante”, ou seja, um neutralizante da acidez interna equilibrando pH do estômago diminuindo a sua acidez, ou seja, aumentando o valor do pH. É recomendado um copo de sumo de limão fresco de manhã.

A Lúcia-lima tem propriedades relaxantes (combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias) sendo indicada para problemas de digestão. Desta forma, não actua directamente na secreção do ácido clorídrico ou no pH no interior do estômago. A sua acção incide no ao nível do sistema nervoso aliviando o stress e a ansiedade, principais causas da azia. A Lúcia-lima é recomendada sob a forma de infusão.